quinta-feira, 5 de março de 2009

Bioetanol social

Gerar energia sem prejudicar o meio ambiente e promovendo inclusão social está se provando possível no Brasil, graças à utilização de mini-usinas de etanol, produzido a partir de cana, batata-doce, mandioca ou sorgo sacarino.

Essas mini-usinas permitem produzir de 500 a 5.000 litros de etanol por dia e chamaram a atenção da Embrapa Agroenergia para um projeto de sustentabilidade energética em 200 hectares, no município de São Vicente do Sul (RS). Ali, a produção envolverá famílias agrícolas no plantio de sorgo sacarino, com um ciclo de aproveitamento total de todo material orgânico gerado.

Os grãos do sorgo servirão para produção de leite e de farinha para consumo humano; o caldo do sorgo, para a produção de etanol; e o bagaço, para ração animal. Com o sorgo, a produção projetada pela mini-usina é de 2.500 a 3.500 litros por hectare. O etanol obtido atende às normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para servir como combustível para carros e motos.

A Usinas Sociais Inteligentes (USI), empresa parceira da Embrapa nesse projeto, aponta que as comunidades envolvidas poderão usar o álcool produzido em tratores agrícolas, assim como em fogões, chuveiros e até mesmo em geradores elétricos, todos adaptados para a utilização do etanol. (Agência Envolverde)

(Agência Envolverde)

Nenhum comentário: