terça-feira, 10 de março de 2009

Governo propõe ações para tirar municípios da lista dos maiores desmatadores

Representantes de 13 ministérios vão ouvir hoje (10), em Cuiabá, os prefeitos dos 19 municípios campeões do desmatamento no Mato Grosso e apresentar a eles as linhas de trabalho que estão previstas para cada um na Operação Arco Verde. Todos estão na lista de ações prioritárias do Ministério do Meio Ambiente e já são alvo da Operação Arco de Fogo, encarregada de coibir os crimes ambientais na Amazônia, desde o ano passado.

A coordenadora nacional da Operação Arco Verde, Tereza Campello, da Casa Civil, apresentou aos representantes do governo do estado na reunião de ontem (9) o plano de trabalho que atinge os 36 municípios do Arco do Desmatamento. O município de Tailândia, no Pará, também está incluído na proposta. Foram discutidas as bases para parceria entre União e estados no sentido de implantar as atividades sustentáveis, além do ordenamento territorial e fundiário, considerado fundamental para o sucesso da operação.

Tereza reconheceu que houve falhas na articulação entre a União e os governos estaduais e municipais no início das ações da Arco Verde, mas afirmou que uma nova fase se inicia a partir das reuniões com estados e municípios. Segundo ela, a idéia é ampliar o diálogo. "São vários os desafios, mas essa integração é a única forma efetiva de termos esultados positivos na construção dessa pauta na busca pelo desenvolvimento sustentável", disse aos participantes do encontro.

Luiz Henrique Daldegan, secretário do Meio Ambiente de Mato Grosso, apresentou a experiência do MT Legal, programa do governo do estado para a regularização fundiária e ambiental das propriedades. Ele propôs que as ações da Arco Verde contemplem as propostas do programa estadual, que devem ser lançadas no início de abril, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Disse ainda que o governo do estado trabalha numa agenda verde para incentivar a produção dentro de padrões sustentáveis, que será reforçada pelo Plano Estadual de Controle e Prevenção do Desmatamento, em fase de elaboração com apoio do MMA.

Nenhum comentário: