terça-feira, 10 de março de 2009

Mato Grosso garante aprovar Zoneamento Ecológico-Econômico

Até julho, projeto que está em análise há 10 anos será votado na Assembléia Legislativa

O Zoneamento Ecológico-Econômico do Mato Grosso, em tramitação na Assembléia Legislativa, será aprovado até o início de julho. A promessa é do secretário de Planejamento do estado, Yenes de Magalhães, feita durante seminário da Operação Arco Verde que reúne, em Cuiabá, representantes de 13 ministérios e 19 municos que figuram na lista dos 36 maiores desmatadores da Amazônia, para buscar soluções sustentáveis que evitem a derrubada da floresta para atividades econômicas.

"A ideia é fazer com que esses municípios possam sair da lista. Nosso esforço é unir as duas agendas pela legalidade e sustentabilidade do modelo de desenvolvimento do estado", afirmou o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke, que abriu o seminário. O ZEE é uma das bases para regulamentar a exploração econômica na região, estabelecendo um marco legal que assegure a preservação da floresta.

Segundo Yenes, existe um forte empenho do governador Blairo Maggi para a conclusão e aprovação desse levantamento. "Ele se comprometeu com o presidente Lula, que quer levar o ZEE de toda a Amazônia para apresentar na Convenção do Clima, em Copenhagen, no final do ano", disse. A aprovação do zoneamento é fundamental para colocar o estado dentro de uma nova realidade de desenvolvimento que respeite o meio ambiente, disse. O ZEE vem sendo debatido nos últimos 10 anos e stão previstas 15 audiências públicas até a votação.

Para Egon, o primeiro encontro entre o governo federal e o governo do Mato Grosso complementa a Operação Arco de Fogo, ação de combate aos crimes ambientais na Amazônia. O comando e o controle, segundo explicou, são necessários, mas sozinhos não conseguem dar conta do desafio de alterar o modelo de desenvolvimento. "Não vamos lidar com a agenda de comando e controle, mas sim com a da mudança no modelo de produção agropecuária, com foco nos 19 municípios da lista dos que mais desmatam", disse.

Promovido pelo governo federal, o seminário da Operação Arco Verde está sendo realizado nas capitais dos estados onde estão concentrados os municípios que mais desmatam no país. O primeiro encontro foi em Belém, na semana passada; ontem e hoje em Cuiabá; quinta e sexta-feira em Porto Velho e no início da próxima semana será em Manaus.

Nenhum comentário: