segunda-feira, 9 de março de 2009

Siemens apresenta portfolio ambiental na Ecogerma

Empresa é líder em portfolio sustentável e investe bilhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções ecoeficientes. Um dos principais destaques é a energia eólica.

A Siemens mostra ao público brasileiro as tecnologias sustentáveis, desenvolvidas para oferecer maior eficiência energética e produtividade, com a utilização racional dos recursos naturais disponíveis durante a Ecogerma – Feira e Congresso de Sustentabilidade, de 12 a 15 de março de 2009, em São Paulo. Esse portfolio segue a filosofia da empresa em sua atuação diária, provocando efeito multiplicador gigantesco por ser fornecedora de produtos e soluções numa vasta gama de segmentos. “A Ecogerma será uma ótima plataforma para apresentarmos nossos produtos e soluções para indústria, energia, infraestrutura, mobilidade e saúde” destaca Adilson Primo, presidente da Siemens no Brasil. O evento é promovido pela Câmara Brasil-Alemanha.

O foco da Siemens nos setores Industry, Energy e Healthcare traz respostas para a indústria, meio ambiente e para a vida. O portfolio ambiental da empresa engloba praticamente todas as principais áreas onde é possível desenvolver ações que ajudem o meio ambiente e ampliem a eficiência energética. “É possível aplicar os conceitos de maior eficiência energética em atividades tão diversas como geração, cogeração, transmissão, distribuição e utilização da energia – para prédios, iluminação ou indústria – bem como outras tecnologias ambientais ligadas às atividades produção industrial e ao dia a dia. Ajudamos nossos clientes a ter uma atividade mais ambientalmente correta”, explica Primo.

Um dos destaques da atividade da Siemens no Brasil está relacionado à cogeração. O crescente aumento da demanda mundial por energia fez a busca por alternativas mais limpas e confiáveis entrar na pauta dos grandes grupos industriais. Os setores de produção de açúcar e etanol, papel e celulose encontraram, por meio da utilização do vapor resultante da queima da biomassa, uma solução eficiente para a questão. O que era poluição vira energia limpa. A cogeração utiliza como fontes resíduos industriais e materiais resultantes dos processos de produção, tais como bagaço e palha de cana, cavacos de madeira e até mesmo o licor negro e pode suprir até 25% da demanda elétrica do Estado de São Paulo em 10 anos.

Outra área de destaque da participação da Siemens durante o evento é de energia eólica. A empresa é líder mundial em energias renováveis e está trazendo ao Brasil toda sua experiência no setor. A companhia está alinhada com a estratégia do governo federal, que está incentivando o uso de energias limpas e renováveis e, mais do que isso, investindo na crescente demanda interna por ecoficiência. Atenta a este segmento, a Siemens estruturou no País, uma equipe especializada no atendimento técnico e comercial ao mercado nacional para oferecer produtos e soluções na área.

Desde soluções em IT, com o pacote Sustainable IT, a soluções em mobilidade, cadeia produtiva, saúde e outras, a Siemens investe bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de materiais e processos que reduzam o consumo de matérias-primas e possibilite aos diversos segmentos da economia uma atuação mais sustentável. Setores tão diversos como os de óleo&gás, etanol, mineração, indústrias em geral, energia e medicina, já se beneficiam das novas tecnologias desenvolvidas pela Siemens por meio dessa filosofia.

A Siemens também começou a expandir o potencial de crescimento com produtos de Eco-Excelência, considerando que a mudança climática é um dos maiores desafios da humanidade, mas as medidas necessárias para reduzi-la também geram novas oportunidades. O sucessivo aparecimento da empresa no Índice de Liderança Climática, do Carbon Disclosure Project, é mais uma evidência do êxito da estratégia da companhia em Exemplos de Eco-Excelência.

Turbinas - As turbinas a gás altamente eficientes da empresa, sua iluminação eficiente em termos de energia, o retroffiting de antigas termelétricas, suas turbinas eólicas e seus trens que respeitam o meio ambiente fazem as maiores contribuições para a redução das emissões de CO2. Novas técnicas de armazenamento do carbono, o aumento da eficiência na geração, cogeração, transmissão e uso da energia são exemplos de soluções desenvolvidas pela Siemens em seus centros de competência tecnológica, inclusive no Brasil.

O potencial de redução do CO2 de outros produtos da Siemens é calculado com base em valores específicos de referência. Assim, por exemplo, o potencial de economias gerado pelas termelétricas movidas a turbinas a gás mais avançadas e eficientes de hoje é calculado comparando-se os volumes de emissão por quilowatt/hora gerado com a média mundial de todas as termelétricas. As soluções para modernizar termelétricas mais antigas também estão incluídas no portfolio ambiental, pois o aumento da eficiência da termelétrica reduz as emissões de CO2 a um custo relativamente baixo. As economias de energia alcançadas pela otimização do consumo de eletricidade em prédios são calculadas com base na comparação antes e depois.

Nenhum comentário: