sexta-feira, 13 de março de 2009

Notas

Arco Verde - Mais um seminário da Operação Arco Verde ocorre hoje em Manaus (AM). Promovido pelo governo federal, com a participação de representantes de 13 ministérios, do governo do estado e prefeitos, o seminário está sendo realizado nas capitais dos estados onde estão concentrados os municípios que mais desmatam no país. O primeiro encontro foi em Belém, na semana passada; segunda e terça-feira em Cuiabá; nesta sexta-feira em Manaus, e no início da próxima semana será em Porto Velho. O estado do Amazonas possui apenas o município de Lábrea na lista dos que mais desmatam. O encontro será realizado a partir das 9h, na sala do Conselho da Universidade Estadual do Amazonas, na Avenida Djalma Batista, nº 3578, Bairro Flores.

Unidades de Conservação - Termina hoje, no Hotel Saint Paul Park, em Brasília, o I Seminário de Consolidação Territorial das Unidades de Conservação promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A situação fundiária das áreas protegidas federais é o principal tema do encontro, que reúne chefes e representantes de UCs de todo o país.. De um total de77 milhões de hectares de áreas protegidas, 40 milhões ainda precisam ser regularizados. O Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, por exemplo, apesar de ser uma da mais antigas UCs do Brasil, ainda enfrenta questões fundiárias em 60% de sua área. Os problemas envolvem a posse e domínio territorial em várias unidades. Algumas têm áreas públicas que ainda não foram passadas para gestão do ICMBio, outras incluem terras rivadas, todas necessitando desde a identificação até transferência de domínio para o ICMBio, órgão criado para a gestão das áreas protegidas federais.

Bioconstrução - Quer construir uma casa utilizando madeira, palha, pedras, terras e argila e outros materiais que em muitos lugares você pode encontrar facilmente, gastando apenas R$7 mil? É isso que propõe a bioconstrução. Quem desejar por a mão na massa pode encontrar ajuda no site do MMA. Informações detalhadas estão no manual do Curso de Bioconstrução, que já está disponível no endereço http://www.mma.gov.br/proecotur./ A cartilha apresenta, de maneira didática, formas de construção de baixo impacto ambiental, desde o início da obra, com o desenvolvimento de uma arquitetura adequada ao clima local, valorizando a eficiência energética e o tratamento de resíduos. Várias construções sustentáveis já viraram realidade em regiões turísticas, como em ilhas no Maranhão, como parte do Programa de Capacitação em Biocontrução, promovido pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural sustentável do MMA.

Nomeações - O Ministério do Meio Ambiente espera nomear, na próxima semana, mais 41 analistas ambientais aprovados no seu último concurso, ealizado em abril do ano passado. A autorização do Ministério do Planejamento foi publicada nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial da União. As 83 vagas previstas inicialmente pelo edital já foram preenchidas, sendo 43 para as áreas de administração e planejamento em meio ambiente e 40 de políticas e gestão em meio ambiente. Os novos analistas assumem as vagas abertas com a saída de servidores concursados em 2004, primeiro concurso realizado pelo MMA. O período de validade do concurso expirou em 31 de dezembro, mas foi prorrogado.

Nenhum comentário: