sábado, 25 de abril de 2009

Foco na população de baixa renda

O grupo CGAP, braço de microfinanças do Banco Mundial, está apoiando o Banco WIZZIT para fornecer serviços bancários para a população de baixa renda das pequenas cidades e áreas rurais da África do Sul. O WIZZIT é uma divisão do South African Bank of Athens Limited. “O WIZZIT se encontra em uma posição muito boa de se envolver com as comunidades rurais da África do Sul, pois não depende de filiais para abrir contas e pode facilitar as transações”, disse Brian Richardson, co-fundador do banco.

Globalmente, há poucos exemplos de serviços bancários de sucesso que alcancem pessoas pobres em áreas remotas. Com este projeto, a CGAP espera que o WIZZIT demonstre como a oferta de tais serviços pode ser ampliada com tecnologia móvel e agentes locais que lidam com dinheiro. “Acesso a uma conta bancária fortalece as pessoas pobres, dando-lhes a segurança e a capacidade de guardarem dinheiro para uso no futuro”, disse Elizabeth Littlefield, CEO da CGAP.

O projeto conta com três plataformas: pontos de venda, serviços bancários e telefonia móvel. As ações para alavancar o projeto contam com a oferta de um serviço de pagamento de operações bancárias móveis para os maiores atacadistas atendendo mais de 500 microempresários no município de Motherwell, onde 3 entre cinco pessoas não têm conta em banco. Haverá também um programa piloto para abertura de conta com facilidade e preços especiais nos outlets Dunns - um dos maiores varejistas de roupas da África do Sul.

Se fizer sucesso, este programa piloto será ampliado para 289 lojas espalhadas por todo o país. Para estimular as inscrições e o uso, os clientes receberão incentivos para fazerem compras com os seus cartões de débito ao invés de usarem dinheiro vivo.

O Programa de Tecnologia da CGAP tem como meta melhorar a vida de milhões de pessoas pobres e é co-financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates. A CGAP é um centro independente de política e pesquisa dedicado a promoção de acesso financeiro às populações de baixa renda do mundo. A organização conta com o apoio de mais de 30 órgãos de desenvolvimento e fundações privadas que compartilham uma missão comum para aliviar a pobreza.

Sediada no Banco Mundial, a CGAP fornece inteligência de mercado, promove padrões, desenvolve soluções inovadoras e oferece serviços de consultoria para governos, provedoras de microfinanças, doadores e investidores. Formado em 2005, o WIZZIT é uma divisão do South African Bank of Athens Limited que oferece uma instalação de serviços bancários baseados na telefonia celular. O seu mercado alvo são os cerca de 16 milhões de sul-africanos sem conta bancária ou com serviços bancários limitados, que compõem cerca de 60% da população do país.

Nenhum comentário: