sábado, 25 de abril de 2009

FAO amplia apoio a pequenos agricultores da Colômbia

A segunda etapa do Projeto FAO MANA contará com 25.000 hortas nos 125 municípios do estado de Antioquia na Colômbia, além de novas escolas de campo para pequenos agricultores e o fortalecimento da marca Cosechas del Campo (Colheitas do Campo), que vende produtos da agricultura familiar. A ampliação do projeto contará com investimentos de 7 milhões de dólares por parte do governo do estado da Antioquia, através da gerência de MANA — Segurança Alimentar e Nutricional de Antioquia.

“Foram cerca de mil agricultores de pequeno porte graduados em boas práticas agrícolas e vendas de 293 mil quilos e 180 mil dólares em produtos da agricultura familiar pela marca Cosechas del Campo apenas nos dois últimos meses de 2008. São conquistas como estas que nos permitem estender a colaboração”, afirmou o Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe, José Graziano da Silva, que visitou projetos produtivos do FAO-MANA nos municípios de Urrao, Guarne, e Ituango.

O objetivo da segunda etapa é beneficiar até 25 mil famílias com hortas para autoconsumo e capacitar três mil famílias nas escolas de campo. Entre 2006 e 2008, 1.117 agricultores familiares de 21 municípios da Antioquia foram capacitados nas 28 Escolas de Campo do Projeto FAO MANA. O conhecimento adquirido facilitou a comercialização dos produtos nos mercados colombianos através da marca Cosechas del Campo.

Distintas variedades de tomate, feijão e rapadura são alguns dos produtos vendidos por 13 redes colombianas de supermercado. As Escolas de Campo do Projeto FAO/MANA contribuem à formação de pequenos produtores em boas práticas, gestão socioempresarial e segurança alimentar e nutricional, permitindo um aumento na renda e a melhoria da qualidade de vida das famílias participantes.

“O consumo atual de frutas e hortaliças nas zonas rurais de Antioquia é de apenas 45 gramas por dia por pessoa. O projeto busca aumentar o consumo gradualmente até alcançar 200 gramas por dia”, explicou Juan Izquierdo, Oficial de Produção Vegetal da FAO. Além de beneficiar 25 mil famílias com hortas, a segunda etapa do projeto também promoverá a produção de animais (galinhas para ovos e coelhos) para aumentar a ingestão de proteínas na dieta das famílias.

Nenhum comentário: