quarta-feira, 8 de abril de 2009

Hummel defende descentralização da gestão florestal

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, empossou ontem o novo diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Carlos Hummel, que substitui Tasso Azevedo, em cerimônia realizada no Cenaflor, Ibama-sede. Em sua fala, Minc destacou o trabalho de Tasso Azevedo por quem tem uma "profunda admiração", e disse que Hummel está a altura do cargo.

Em seu discurso, Hummel disse que vai orientar sua gestão à frente do Serviço Florestal com transparência, considerada por ele segurança para alcançar os resultados.

Como prioridade, Hummel citou as metas determinadas pelo planejamento estratégico do órgão. E disse estar atento à questão da estruturação dos recursos humanos do Serviço Florestal - que até agora não conta com quadro próprio de servidores.

Sobre a política de manejo florestal, afirmou que muita coisa já foi feita, mas ainda há bastante a se fazer. Para ele, a solução para o aprimoramento do uso sustentável dos recursos florestal passa diretamente pela normatização. "Não dá para ficar no esquema de cada cabeça uma sentença", afirma.

Para ele, a descentralização da gestão florestal com os estados é estratégica. Hummel considera que todas as ações que o Serviço Florestal opera em âmbito federal devem ser levadas a cabo também pelos estados. "Principalmente, a promoção de concessões florestais em unidades estaduais", afirma.

Antônio Carlos Hummel é funcionário de carreira do Ibama, onde permaneceu na Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas por mais de seis anos, atuando nas questões florestais. Recentemente estava à frente na Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros.

Tasso Azevedo, a quem Hummel substitui, estava à frente do Serviço Florestal Brasileiro desde sua criação, em 2006. Azevedo seguirá como assessor especial do MMA para a relação floresta e mudanças climáticas.

Notas

Arco Verde - O MMA promoveu ontem reunião com representantes dos governos do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia para definir a agenda de ações da Operação Arco Verde nos próximos meses. Os municípios que figuram na lista dos maiores desmatadores do país pertencem a esses estados e serão alvos prioritários de um mutirão que está sendo organizado pelo governo federal e deverá iniciar em junho. Coordenada pela Casa Civil, a reunião estabeleceu um novo calendário de seminários nos estados para aprofundar pontos apresentados por gestores estaduais e municipais em relação à regularização ambiental e fundiária. A segunda rodada de seminários será realizada nos dias 15 e 16 de abril em Porto Velho e Manaus e nos dias 22 e 23 de abril em Cuiabá e Belém.

ZEE - A Comissão Coordenadora do ZEE no Território Nacional, composta por representantes de 13 ministérios, além da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, esteve reunida extraordinariamente, ontem, em Brasa. Na pauta, os zoneamentos do Mato Grosso, de São Paulo e de Rondônia. A abertura do encontro foi feita pela secretária-executiva do MMA, Izabella Teixeira, que defendeu uma maior valorização deste instrumento considerado fundamental para o desenvolvimento sustentável de estados e municípios. O governo de Rondônia também apresentou à comissão um pedido para que seja considerada a recomposição de 50% da reserva legal das suas áreas de florestas atendendo ao que está previsto no Código Florestal.

Nenhum comentário: