quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jovens entregam a autoridades carta de responsabilidade com o meio ambiente

Crianças e adolescentes que participaram da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente deram exemplo de comprometimento com o meio ambiente. Ontem, no encerramento do evento, no Teatro Nacional, em Brasília, os jovens apresentaram a "Carta de Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais". São nove pontos contidos no documento onde eles assumem desde o compromisso de preservar os rios e florestas nacionais até disseminar os conhecimentos para estudantes e comunidades, familiares e governos locais.

A carta foi entregue em mãos aos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Educação, Fernando Haddad, da senadora Marina Silva, da coordenadora de Educação Ambiental do MEC, Rachel Trajber, e da secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Samyra Crespo. Eles assumiram o compromisso de seguir à risca as responsabilidades da carta e de fazê-la chegar às mãos do presidente Lula.

Para o ministro Minc, a conferência é um exemplo de que a juventude é consciente da importância de preservação do meio ambiente. E ressaltou a importância de se trabalhar a educação ambiental dentro e fora da escola. "Educação ambiental não é decoreba, é mudança de comportamento. E é isso que vocês estão fazendo: dando o exemplo", disse.

Foi criado um selo especial do evento para que os participantes enviem cartas pelos Correios aos governadores, prefeitos, diretores de escolas, entre outros setores para transmitir a expperiência a um maior número de pessoas.

Nenhum comentário: