quinta-feira, 2 de abril de 2009

Inventário Nacional de Emissões previsto para ser concluído em julho

Setores que mais emitem gases estufa serão identificados

O novo Inventário Nacional de Emissões deverá ficar pronto em julho. A expectativa do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, foi anunciada ontem durante lançamento do livro "Antártica bem comum da humanidade", em Brasília. O documento atualiza a comunicação à Convenção Quadro do Clima, das Nações Unidas de 2004, elaborada pelo grupo de trabalho que tem à frente o Ministério da Ciência e Tecnologia. O estudo traz dados setoriais das emissões de gases de efeito estufa, apontando quanto cada área potencialmente emissora lança na atmosfera.

Veículos, usinas termoelétricas, indústrias, queimadas, gado e vários outras fontes terão mpeadas as suas contribuições individuais para o aquecimento global por região do país. O estudo servirá de base para as políticas públicas e para a proposta que o Brasil levaá à Conferência do Clima de Copenhague, no final do ano. De acordo com o Minc, os dados disponíveis, que tem como referência o ano de 1994, estão defasados e podem gerar distorções.

É com base nos novos dados que a Convenção irá fazer recomendações que podem influenciar a agenda interna de mudanças climáticas. De quatro em quatro anos, os países signatários do acordo internacional devem enviar seus levantamentos, que permitem com que as autoridades ambientais possam decidir quais os setores prioritários na redução de emissões.

Nenhum comentário: