segunda-feira, 6 de abril de 2009

Jovens vão a Lula pedir mais cuidado com o planeta

Cerca de 700 estudantes, com idades entre 11 e 14 anos, de todo o país, que participam da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - Vamos Cuidar do Brasil, fazem uma caminhada amanhã, a partir das 15h, da Esplanada dos Ministérios até o Teatro Nacional para entregar a Carta de Responsabilidade ao presidente Lula. O evento contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

O documento vai reunir as propostas em debate no encontro, que acontece no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, em Luiânia (GO). A carta busca alternativas para fazer do planeta um lugar sustentável.

Com o auditório lotado por mais de mil pessoas, entre estudantes, educadores e gestores estaduais, jovens facilitadores e observadores internacionais de 43 países, a conferência foi aberta na sexta-feira à noite. Participaram a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Samyra Crespo, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, a senadora Marina Silva, o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, a representante da Rede de Juventude e Meio Ambiente, Ana Carla Franco, e a coordenadora Geral de Ed. Ambiental do MEC, Rachel Trajber.

Durante os cinco dias os estudantes participam de oficinas de teatro ambiental, de vídeo, de publicidade, de comunidade virtual, de rádio, de fanzine, de carta e de trilha da vida. O material produzido pelos jovens durante as oficinas de vídeo e mídia digital estará disponível na comunidade virtual "Vamos Cuidar do Brasil", no Portal EducaRede (www.educarede.org.br da Fundação Telefônica, pelo qual professores e alunos de escolas de todo o país poderão interagir e sugerir propostas para o enfrentamento da atual crise ambiental. A conferência debate as mudanças ambientais globais.

Nenhum comentário: