segunda-feira, 6 de abril de 2009

Avaliação destaca participação brasileira no Fórum Mundial da Água

País é um dos mais adiantados na questão dos recursos hídricos

O Brasil consolidou sua liderança mundial na questão dos recursos hídricos no último Fórum Mundial da Água, realizado em março em Istambul, a Turquia. A avaliação é da secretária- executiva do Ministério do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, chefe da delegação brasileira presente ao encontro. Os resultados da participação do país no evento foram mostrados na sexta-feira (3) pelo diretor da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Júlio Kettelhut.

De acordo com Kettelhut, foram iniciados entendimentos preliminares que poderão levar a várias ações bilaterais na gestão conjunta das águas transfronteiriças, tema do evento. O desafio maior do encontro é influenciar as decisões internacionais no setor de recursos hídricos, aspecto em que o Brasil possui uma das políticas públicas mais avançadas do mundo.

A participação brasileira, presente em todas as comissões técnicas, num encontro que reuniu mais de 100 ministros, coloca o país entre os protagonistas no que diz respeito à questão da água, avaliou Izabella. Foi destacada, ainda, a representatividade do encontro, onde a grande parte das principais lideranças mundiais na questão estavam presentes. Segundo a secretária-executiva, a posição brasileira é sempre respeitada, principalmente nas Américas. "Estamos adiantados em relação a todos os países", salientou.

A delegação brasileira participou das mesas-redondas: "Água para Alimentação e Erradicação da Pobreza e Recursos Hídricos para Energia". Como resultado da primeira discussão ficou acertado entre os participantes que deve-se colocar a água como de alta prioridade para agricultura nas agendas locais e regionais. Foi recomendada a mobilização de fundos adequados; a solicitação de disponibilização de fundos para entidades internacionais e nacionais e o incentivo aos países para a alocação de mais recursos financeiros para a agricultura.

Nenhum comentário: