quinta-feira, 2 de abril de 2009

Lula culpa países ricos por quase tudo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anda convencido de que os países ricos não são culpados apenas pela crise econômica, mas por vários outros problemas. Ás vésperas do encontro do G-20, informa o Estadão, Lula disse que as economias desenvolvidas também são responsáveis pela degradação ambiental, os desequilíbrios no comércio e até mesmo pela insegurança coletiva.

Em encontro com o presidente americano Barack Obama, o premiê britânico, Gordon Brown, disse que “não se devem apontar culpados”, citando Lula. “Estive na semana passada no Brasil e acho que o presidente Lula vai me perdoar por citá-lo. Ele me disse: ‘Quando eu era sindicalista, culpava o governo. Quando eu era da oposição, culpava o governo. Quando eu virei governo, culpei a Europa e os Estados Unidos’”, afirmou Brown, em tom de brincadeira.

Ainda bem que, polidamente, ele não fez questão de lembrar a desastrada declaração de Lula sobre os “banqueiros de olhos azuis”.

Nenhum comentário: