sexta-feira, 24 de abril de 2009

Senado realiza seminário para analisar educação ambiental no Brasil

A diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Lucia Anello, participa, nesta segunda-feira (27), no auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, Interlegis - Anexo "E" do Senado Federal, das comemoração dos 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). O encontro vai até o dia 28.

O objetivo é avaliar a implementação da política nesse período e analisar perspectivas para os próximos anos. Para Lúcia Anello, um dos potos que precisam avançar é a inclusão da educação ambiental nas políticas dos órgãos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente: Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas e Serviço Florestal Brasileiro. Ainda este ano serão implementados centros de educação ambiental em unidades de conservação.

O seminário "10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental: Avanços e necessidades em busca da edificação de uma sociedade sustentável" será transmitido ao vivo para assembleias legislativas por meio de videoconferência e pela internet. A ideia é aproximar diversos setores envolvidos para aprimorar os debates. O Departamento de Educação Ambiente do Ministério do Meio Ambiente também lançará o livro "Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil 1997  2007".

No primeiro dia serão realizadas três mesas que debaterão a educação ambiental sob o ponto de vista do parlamento brasileiro. Após a abertura está previsto a primeira mesa, às 10h30, sobre "Gênese e perspectivas da Política Nacional de Educação Ambiental no Parlamento brasileiro". A tarde serão discutidos "Um olhar sobre o texto da Lei" e "A EA no Parlamento: projetos de lei em tramitação".

No segundo dia as atividades ocorrerão pela manhã, com um olhar direcionado para quem vive e trabalha com educação ambiental. Às 8h45 começa o debate"O olhar de quem vive o cotidiano da PNEA". Para fechar o evento nacional, será realizada a mesa "Financiamento da EA no país: artigo 18 (vetado), situação atual e novas estratégias". O financiamento é um dos fatores que impedem a ampliação do trabalho de educação ambiental no Brasil. Nos dias 28 e 29 serão realizadas reuniões estaduais que resultarão em uma publicação sobre a situação da educação ambiental em cada região.

A Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA e o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Frente Parlamentar Ambientalista realizam o evento, para promover os 10 anos da PNEA e debater os resultados e o que não avançou nesse período. A diretora do departamento de Educação Ambiental representará o Ministério do Meio Ambiente no evento. Também participam dos debates representantes do Ministério da Educação, de organizações não-governamentais, universidades, deputados e senadores.

A PNEA define educação ambiental como o processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Assim está definido na lei que instituiu a PNEA.

Nenhum comentário: