quarta-feira, 6 de maio de 2009

Alunorte divulgou uma nota à imprensa

'Mesmo as águas do rio Murucupi estando em condições normais de pH, a empresa continua 'fazendo monitoramento', afirma a nota da Alunorte.

Eles admitiram o transbordamento de rejeitos de bauxita, mas alegaram que irão comprovar através de laudos que o rio já era poluído. Isto será ótimo, pois assim, nas entre-linhas, pelo menos, reconhecem que não é de hoje que estão contaminando o meio ambiente em Barcarena, juntamente com outras empresas, especialmente considerando que a Alunorte é uma das pioneiras na região.

O problema é que a inexistência de uma rede de monitoramento eficiente, pelo Poder Público, também deverá ser usado como argumento e poderá fortalecer a defesa da empresa, posto que dificilmente seria possível determinar, com segurança, a quantidade, a qualidade e a origem de cada elemento tóxico prejudicial à saúde humana presente naquelas águas, emitidos por cada empresa individualmente. O que pode ser feito é, através de amostragem, a determinação das concentrações globais de poluentes.

Isso poderia explicar a aparente falta de interesse político em implementar uma rede de monitoramento ambiental da maneira que a reconhecida tecnologia existente preconiza.

4 comentários:

Anônimo disse...

Somente faltou explicar que a total ausência do Poder Público, que desde há anos tem sido totalmente alheio as invasões que ocorrem no local, tem permitido que todo o esgot in antura esteja sendo lançado diretamente das invsões para o rio. Nós que moramos aqui temos um senso de realidade e de proteção ao Meio Ambiente muito além da visão míope e distorcida de falsos profetas protetores do Meio Ambiente. Quem conheceu a praia do Caripi há 25 anos atrás e vê o que está acontecendo hoje, sae muiot bem do que estou falando. No entanto nunca nem IBAMA ou qualquer outro órgão ambiental esteve lá para multar, por crime ambiental, ou retirar os invasores de lá. Paridiando sua Excia. O Egrégio Ministro Joaquim Barbosa, "vá as ruas" antes de escrever sobre realidades que você não conhece.

Nelson Tembra disse...

Sr. Anônimo, eu não preciso ir às ruas para conhecer a realidade, você é que precisa ler mais - MUITO MAIS no próprio Blog - para verificar as críticas que faço da ausência e deficiências do poder público - antes de falar bobagens. Sugiro que, pelo menos, assista ao vídeo sob o título: 'Barcarena a nova Cubatão, assista parte da reportagem da Rede Record'...

Nelson Tembra disse...

Ia me esquecendo, Sr. anônimo: seria também muito útil que você participasse URGENTEMENTE de um bom curso de INTERPRETAÇÃO DE TEXTO... Boa Leitura...

warley disse...

este senhor anônimo é um dos capitães do mato da empresa ALUNORTE S.A ,ele sabe que esta referida empresa polui regularmente o pobre rio murucupi,com pequenos e grandes vazamentos de todo o tipo de material utilizado no processo da refinaria.a vale esperta passou a bomba pra hidro...muito esperta.fim dos tempos!!! 2010