segunda-feira, 15 de junho de 2009

Brasil apresenta estudo sobre o privado em Pretória

O primeiro país a analisar o impacto do setor privado no saneamento, Brasil apresenta conclusões em conferência na África do Sul

O conselheiro Cesar Seara representou a Abcon no Water Dialogues International Assembly (entre 1º e 3 de junho), em Pretória, na África do Sul. Também integraram a comitiva brasileira Eduardo Jordão, da ABES e Nyedja Marinho, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA).

A participação do setor privado na prestação dos serviços de água e esgoto foi o tema central das apresentações feitas por representantes da África do Sul, Filipinas, Indonésia, Brasil e Uganda, países que aceitaram fazer parte do estudo que analisa o impacto das empresas privadas no saneamento básico.

A iniciativa desse estudo foi da ministra da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, durante a Conferência Internacional de Água Doce de Bonn, em 2001. Os trabalhos contam com o suporte da GTZ – Agência Alemã para a Cooperação e é financiado pelo BIRD – Banco Mundial.

O Brasil, primeiro país a concluir os trabalhos, apresentou os resultados em março, na sede do BNDES – Banco de Desenvolvimento Econômico, no Rio de Janeiro. É essa conclusão - Exame da participação do setor privado na provisão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil – que a delegação brasileira apresentou no Water Dialogues.

Nenhum comentário: