terça-feira, 23 de junho de 2009

Campanha do MMA fortalece importância do consumo consciente

Iniciativa quer apresentar alternativas às sacolas plásticas na hora das compras

O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a rede Wal-Mart, lança, hoje (23), no Hotel Hyatt, em São Paulo, a campanha nacional "Saco é um Saco", de conscientização do consumidor, com a presença do ministro Carlos Minc.

A idéia da campanha é alertar a população sobre a importância de se reduzir o consumo de sacolas plásticas, utilizando alternativas para o transporte das compras e acondicionamento de lixo, e recusando sacos e sacolinhas sempre que possível. A campanha aposta no poder de decisão do consumidor como ação transformadora de hábitos e atitudes.

A campanha do Ministério do Meio Ambiente quer fortalecer a corrente dos consumidores conscientes, cada vez mais atentos à importância de se pesar as conseqüências do consumo de bens e serviços. Diminuir ou recusar quando possível o uso das sacolinhas plásticas pode, a princípio, não parecer fácil nem importante, mas apenas quando se pensa o consumo individualizado. Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) dão conta de que o Brasil já consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano e que cada brasileiro utiliza cerca de 66 sacos plásticos por mês.

Pode parecer que os sacos plásticos não custam nada na hora das compras. Mas quanto custam 500 bilhões deles entupindo rios, lagos, bueiros, poluindo o mar, matando peixes, tartarugas e outros animais? Com pressa, na fila do caixa, não há sequer tempo para pensar. Ninguém sente, mas a natureza sofre, soterrada por uma maré de lixo, e nossa qualidade de vida diminui, como se pode ver pelas enchentes que vêm assolando as cidades brasileiras.

Talvez por isso, um batalhão de consumidores ao redor do mundo já esteja adotando alternativas às sacolas plásticas na hora das compras, pensando não apenas em sua comodidade, mas no impacto que causam ao planeta e ao futuro que queremos. Eles já entenderam que saco é um saco, para nós, para a cidade, para o planeta e para o futuro.

Um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) revela que já estão chegando até locais distantes, considerados verdadeiros paraísos ecológicos e turísticos. E para ajudarmos a combater o descarte inadequado na natureza e no meio em que vivemos, tudo começa com um gesto simples, num supermercado ou mercearia do bairro.

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