sábado, 20 de junho de 2009

Lavouras escaneadas

Novo sistema de monitoramento da seguradora Allianz conta com o uso de cinco satélites e, no futuro, será capaz de identificar a iminência de catástrofes climáticas

A Allianz – que se posiciona entre as cinco maiores empresas de seguro rural do Brasil – desenvolveu um projeto pioneiro de monitoramento e gestão de propriedades agrícolas, que começa a colocar em funcionamento este ano.

Trata-se de um sistema cujos satélites “observam” as propriedades seguradas 24 horas por dia. Para levar à cabo seu plano, a Allianz firmou parceira com a empresa alemã Rapid Eye, fornecedora de dados e serviços geoespaciais que lançou no espaço, em agosto do ano passado, uma constelação de 5 satélites, estrategicamente posicionados em torno da Terra, que captam imagens diárias das mais diversas ocalidades. “Estamos no começo. Hoje, apenas fotografamos as propriedades, mas ainda precisamos aprender a interpretar as fotos”, diz Luiz Carlos Meleiro, superintendente de seguros agrícolas da Allianz.

O projeto-piloto foi iniciado em 2007 e funciona apenas em algumas áreas dos estados do Paraná e de São Paulo, mas já atende cerca de 3 mil clientes. “Escolhemos uma região onde temos uma maior representatividade em número de clientes", diz Meleiro.

As principais culturas cobertas pelo novo monitoramento são milho, trigo e soja. "Estamos conhecendo os pontos vulneráveis, pois muitos países já tentaram fazer isso. No Brasil, nenhuma seguradora faz o monitoramento dessa maneira. Portanto, ainda temos um longo caminho até a obtenção de resultados", diz o superintendente.

No longo prazo, quando o sistema estiver em pleno funcionamento, será possível identificar os diversos microclimas existentes em cada região. Meleiro explica, por exemplo, que os dados obtidos pela Allianz serão sobrepostos aos das cidades, que possuem diversas variáveis climáticas e agronômicas já catalogadas em entidades como a Embrapa -Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e no IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. "Vamos cruzar nossos dados com os de outras instituições e, por meio da leitura dessas informações, conseguiremos uma precisão enorme quanto a futura probabilidade da ocorrência de sinistros", avalia.

Além de trabalhar na alimentação do novo sistema, a equipe da seguradora realiza, em média, três vistorias em cada lavoura, acompanhando o desenvolvimento da safra. "No mesmo período serão realizadas cinco fotografias pelos satélites", diz. Dessa maneira, a seguradora esta conseguindo aumentar o número de visitas aos clientes.



Texto Luciana Franco
Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário: