quinta-feira, 25 de junho de 2009

Minc defende na Câmara retomada do diálogo com ruralistas 01

Após 10 minutos de depoimento e 5 horas de debates em audiência pública ontem (24), na Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara os Deputados, o ministro Carlos Minc se retratou das afirmações feitas durante passeata no movimento Grito da Terra, no dia 28 de maio, e defendeu a retomada do diálogo com o setor da agricultura empresarial e com a bancada ruralista.

Minc foi inquirido por trinta e seis parlamentares sobre assuntos diversos, numa reedição de audiência anterior na Comissão do Meio Ambiente onde esclareceu sua participação na marcha da maconha. Falou sobre as possíveis reformas no código florestal, lei de crimes ambientais, matriz energética, Zoneamento Ecológico-Econômico e até questões ambientais regionais, como o código estadual de Santa Catarina.

Minc afirmou que retirava as palavras ditas em momento de empolgação. "Vou além do simples pedido de desculpas pelas palavras, que não refletem minha maneira de pensar", afirmou. O ministro reiterou, no entanto, suas posições com relação à preservação dos biomas brasileiros. Ele deixou a audiência elogiando o clima dos debates, mesmo tendo sofrido duras críticas e "palavras bem mais ásperas de alguns parlamentares", que na sua avaliação também mereceriam pedidos de desculpas de congressistas.

Durante a sabatina, Minc teve de explicar a política ambiental do governo, com destaque para as questões envolvendo a Amazônia. Vários deputados pediram a moratória da lei de crimes ambientais, alegando que o prazo dado para a recomposição das áreas degradadas, que vence em dezembro, é pequeno para os produtores se adequarem. Minc lembrou que o governo colocou à disposição dos agricultores créditos de um milhão de reais para investimentos na recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.

O ministro anunciou que está pronto o pacto com a agricultura familiar, que deverá beneficiar 90 por cento dos agricultores do País. Segundo ele, o Ministério do Meio Ambiente pretende estender a experiência para outros setores da economia, a começar pela agricultura empresarial. Ele ouviu dos ruralistas que a atividade é responsável por 80 por cento do superávit da balança comercial brasileira, seguido de vários pedidos para que trate o setor isonomicamente com a agricultura familiar.

Minc voltou a defender um tratamento diferenciado para o pequeno agricultor, mas se colocou à disposição para estudar um acordo com os grandes. "Sou um negociador", afirmou. Ele ouviu dos parlamentares que todos no Congresso são favoráveis a que não se corte nenhuma árvore, pois há áreas suficientes para a agricultura. "Isso é música para os meus ouvidos", comentou.

Nenhum comentário: