quinta-feira, 18 de junho de 2009

Operação Abate da PF investiga frigoríficos JBS-Friboi e Margen e prende 22 pessoas

Porto Velho/RO – A Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal em Rondônia deflagraram no dia 16/06 a Operação Abate. O trabalho é resultado de mais de um ano de investigações realizadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal para apurar a prática de diversos crimes cometidos para favorecer empresas frigoríficas, laticínios e curtumes fiscalizados pela Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia – SFA.

Além de frigoríficos, laticínios e curtumes, foi identificado um importante grupo econômico com sede em Mato Grosso, responsável pelo pagamento de propinas a servidores públicos da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia, Banco da Amazônia, Ministério da Integração Nacional, Agência Nacional da Energia Elétrica e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso.

Nas atividades ilícitas, que demonstram o desprezo dos fraudadores pela saúde pública, está o envolvimento da cúpula da SFA/RO e dos fiscais que atuam nos frigoríficos. Em muitos casos os produtos enviados para o consumidor, que eram produzidos nos estabelecimentos alvo da operação, não possuíam nenhuma garantia de estarem em condições de consumo, em virtude da omissão da fiscalização.

Há casos em que o próprio fiscal orienta os empresários a alterar a data de vencimento de queijos ou até mesmo presta assessoria às empresas envolvidas para burlar as exigências mediante pagamento de propina.

Para obter maior lucro, a pesagem das carnes era adulterada com injeção de água sob pressão

Estão sendo cumpridos 15 mandados de prisão preventiva, sete mandados de prisão temporária, além do cumprimento de 43 mandados de busca e apreensão na sede da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia, na residência de vários investigados e na sede de diversas empresas envolvidas no esquema.

As execuções das ordens judiciais estão sendo cumpridas em 08 Estados: Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Norte e no Distrito Federal, envolvendo um efetivo de 250 policiais federais, em 65 viaturas.

(Envolverde/Agência de Notícias da Polícia Federal)

Nenhum comentário: