sexta-feira, 19 de junho de 2009

Potencial do cerrado é destacado em seminário

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Vicente Andreu, afirmou que é necessário o desenvolvimento de mais políticas públicas para o bioma Cerrado, devido ao seu potencial hídrico e sua importância pra o abastecimento do País. Ele representou o ministro Carlos Minc na abertura do III Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Alto Tocantins, realizado ontem (18), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Ele afirmou que o Plano Estratégico da Bacia do Tocantins e do Araguaia apresenta as condições do potencial de irrigação da região, que atualmente possui apenas 2% das áreas agricultáveis irrigadas. Segundo Andreu, a irrigação adequada pode aumentar a produtividade da agricultura até quatro vezes mais, sem que seja necessário desmatar os biomas. Ele acrescentou que a análise das peculiaridades de cada região é fundamental para a gestão hídrica correta.

Andreu também ressaltou a importância da PEC do Cerrado, que reconhecerá este bioma e a Caatinga como patrimônios nacionais, favorecendo as políticas públicas em defesa destas áreas.

O secretário conclamou os presente a participarem do debate sobre a legislação ambiental, chamando atenção para as reformas do Código Florestal.

Nenhum comentário: