O Mutirão Arco Verde Terra Legal será lançado hoje (19), às 10h, simultaneamente, nos municípios de Alta Floresta (MT), Marabá (PA) e Porto Velho (RO) com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros do Meio Ambiene, Carlos Minc, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. O programa levará a essas localidades um conjunto de políticas públicas que vem sendo desenvolvidas, sob cordenadação da Casa Civil, para estimular as populações a adotarem um modelo de desenvolvimento sustentável para combater o desmatamento.
Durante o Fórum do Plano BR-163 Sustentável, ontem (18), em Alta Floresta (MT), o diretor do Departamento de Articulação de Ações da Amazônia do MMA, Mauro Pires, apresentou como será desenvolvido o Mutirão da Operação Arco Verde nos 43 municípios que mais desmatam na Amazônia, para dinamizar as atividades de economia florestal, com apoio à economia sustentável e inclusão social.
Junto com outros 12 ministérios, o MMA começa a trabalhar na operação para mudar o modelo de desenvolvimento predatório desses municípios. Para Pires, este é o momento da "transição para uma Amazônia sem desmatamento e com qualidade de vida para sua população".
Durante o fórum, representantes dos governos federal, estadual e municipal e da sociedade civil debateram a implementação do Plano BR-163 Sustentável, lançado em 2006. O subchefe de Assuntos Governamentais da Casa Civil, Johannes Eck, destacou o ordenamento territorial e fundiário como um dos avanços do plano, ressaltando a elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Pará como uma dessas ações.
A reunião em Alta Floresta é a primeira da série de reuniões locais do Fórum do Plano BR-163 Sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário