sexta-feira, 19 de junho de 2009

Programa de revitalização do Rio Jaguaribe, no Ceará, terá apoio do MMA

O reflorestamento das margens do rio Jaguaribe, que banha 80 municípios cearenses, poderá ter suas margens reflorestadas com pagamento por serviços ambientais. Na última quinta-feira, em visita à cidade de Limoeiro, às margens do ri, o ministro Carlos Minc constatou o grau de degradação do curso d'água, um dos principais do estado, durante lançamento do programa de revitalização do Jaguaribe.

Minc destacou a importância do rio para a população. "Temos de salvar o Jaguaribe, pois a morte de um rio significa para o povo o mesmo que cortar veias de um corpo humano", comparou. O evento foi promovido pelo governo do estado e contou com a participação do vice-governador Francisco Pinheiro. Acompanhado do assessor especial do MMA, José Maurício Padrone, o ministro foi recebido pelas lideranças do Movimento em Defesa dos Povos do Jaguaribe. O município tem 60 mil habitantes e fica a 200 km de Fortaleza.

O Jaguaribe, que já foi considerado o maior rio seco do mundo, está no caminho dos maiores açudes do Ceará, como o Orós e o Castanhão. Ele nasce no próprio estado e antes de desaguar no Atlântico atende a uma população estimada em 800 mil pessoas. O ministro plantou uma árvore às margens do rio e pediu o apoio dos povos do Jaguaribe. "O governo tem de fazer a sua parte, mas o cidadão também é responsável pelo rio e precisa fazer a parte dele", destacou.

Nenhum comentário: