sábado, 11 de julho de 2009

Censo na Resex Chico Mendes identificará moradores

Os governos federal e estadual estão treinando técnicos para Censo na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, unidade de conservação do ICMBio localizada no Acre. O último censo da área foi realizado em 1991. O objetivo será identificar o perfil dos moradores da reserva para a elaboração de políticas públicas que beneficiem as famílias e evitar a especulação fundiária e a atividade pecuária em larga escala. A partir desta semana, 80 recenseadores, que já foram capacitados, começam os trabalhos de cadastramento.

O superintende do Ibama, Anselmo Forneck diz que cerca de 4% da área de um milhão de hectares da Reserva estão desmatados. Para ele, o cadastramento vai facilitar a identificação de moradores que não se enquadram como extrativistas para a posterior retirada destas famílias. Ele explica ainda que há morador com mais de mil cabeças de gado e de acordo com o plano de manejo, o permitido seriam 30 cabeças de gado.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do Estado, Eufram Amaral, é fundamental ter um diagnóstico completo da área para facilitar a execução do plano de utilização da Resex Chico Mendes, que regulamenta a forma de uso dos recursos naturais por parte dos moradores.

Além disso, segundo ele "os entrevistadores vão aprender também políticas de valorização ambiental, técnicas de abordagem em entrevista, primeiros socorros e técnicas de sobrevivência", afirma Eufram.

Nenhum comentário: