O Ministério do Meio Ambiente vai debater a educação ambiental (EA) e as mudanças climáticas durante o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que será realizado de 22 a 25 de julho, no campus da Praia Vermelha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No evento será realizada a segunda rodada de reuniões de planejamento da oficina EA e Mudanças Climáticas. A idéia é, junto com educadores ambientais, elaborar um plano nacional de educação ambiental voltado às mudanças do clima, que é uma demanda da 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
O Departamento de Educação Ambiental vai aproveitar a reunião dos educadores para realizar o 2º Encontro Nacional de Salas Verdes. No encontro serão apresentadas algumas experiências das redes locais de Salas Verdes que podem ser aproveitadas em todo o País. A idéia é incentivar as Salas Verdes a trabalharem em redes, o que possibilita uma troca de conhecimentos e informações.
A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, vai participar da cerimônia de abertura, no dia 22, às 16h30. Junto com o ministro Carlos Minc, ela participará da mesa-redonda Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, no dia 24. Na ocasião será lançada a terceira edição da Revista Agenda 21 e Juventude, com o depoimento de 26 jovens que participam de processos de Agenda 21 em sua região.
O MMA também vai trabalhar na divulgação da pesquisa de avaliação da Agenda 21 Locais, e até o dia 31 de julho, espera receber cerca de 1500 avaliações, para fazer um estudo sobre a implantação da agenda no Brasil, iniciativas de destaques e pontos em que se deve avançar. Também será discutida a Agenda 21 na Escola. O VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental é realizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental, que reúne educadores ambientais de todos o país. A expectativa é que cinco mil pessoas participem do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário