Os ministérios do Meio Ambiente e da Educação e a Secretaria Nacional da Juventude realizam, de 18 a 21 de julho, no convento Santa Tereza, no Rio de Janeiro, o 4º Encontro Nacional de Juventude e Meio Ambiente. O evento busca a formação socioambiental de jovens e a construção da Política Nacional de Juventude e Meio Ambiente, que é uma demanda do primeiro encontro nacional.
O evento faz parte do Mês da Juventude pelo Meio Ambiente, para incentivar a participação de jovens no debate sobre o meio ambiente e na criação de políticas públicas sobre o tema. Nos dois primeiros dias do evento serão realizadas as oficinas de formação, preparando os participantes sobre questões como Políticas Públicas da Juventude, Mobilização Social e Tecnologia Sociais.
Serão treinados 27 jovens em cada oficina, um de cada estado e do Distrito Federal, totalizando a formação de 81 jovens lideranças para a mobilização socioambiental. Na segunda-feira (20), todos os participantes das oficinas vão se reunir para debater os temas de cada turma. A idéia é que com a troca de experiência apareçam propostas de ações que podem ser levadas à prática pelos jovens.
No último dia do evento será realizada a primeira consulta pública para a Política Nacional de Juventude e Meio Ambiente, que começou a ser elaborada este ano pelo Grupo de Trabalho Interministerial, composto pelo MMA, MEC e Secretaria Nacional da Juventude. São esperadas mais de 200 pessoas para o debate, que contará com a participação de representantes do governo e da sociedade civil.
Durante todo o Mês da Juventude pelo Meio Ambiente serão realizadas consultas públicas em diversas regiões do País para receber a colaboração de jovens a fim de aperfeiçoar o texto inicial da política. Existe cerca de 150 Coletivos Jovens de Meio Ambiente distribuídos no Brasil. Mais informações sobre os eventos do Mês da Mobilização em www.juventudepelomeioambiente.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário