segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pesquisa nacional de Agendas 21 locais tem prazo prorrogado

O Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente prorrogou para o dia 15 de agosto o prazo final para entrega das respostas da primeira pesquisa nacional de Agendas 21 Locais. Os questionários devem ser respondidos pelos Fóruns de Agenda 21, a fim de divulgar as boas práticas e analisar formas de ampliar políticas para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Até o dia 31 de julho, a Coordenação do Programa Agenda 21 havia recebido 101 questionários. O Sudeste foi a região que, até agora, teve maior adesão à pesquisa, totalizando 45 questionários respondidos, seguidos do 19 do Nordeste, 16 da região Sul, 12 da região Norte e nove do Centro-Oeste.

As melhores iniciativas serão publicadas no livro Experiências de Agendas 21 Locais no Brasil. Também será produzido um vídeo que vai destacar cinco iniciativas que são modelos de implementação da agenda, na busca por criar cidades sustentáveis no Brasil. Os dois materiais serão lançados no final do ano.

A Coordenação da Agenda 21 já identificou diversas iniciativas que tiveram bons resultados, como no caso de Araçoiaba, em Pernambuco, onde a Agenda 21 Local deu subsídios para a criação do Plano Diretor da Cidade, definindo as atividades econômicas que podem ser realizadas no município, buscando o desenvolvimento sustentável, além de promover a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e de Agendas 21 nas escolas.

No município de Porto Belo, em Santa Catarina, foi contido o avanço desenfreado da destruição da Mata Atlântica com a pesca artesanal, gerando renda às comunidades tradicionais. Isso foi resultado da Agenda 21 em parceria com o Governo Federal e Fundo Nacional do Meio Ambiente, Projeto Orla, ONGs locais, governos municipais e comunidades.

O questionário está à disposição para download no site www.mma.gov.br/agenda21 e deve ser encaminhado até o dia 15 de agosto para o email pesquisa.agenda21@mma.gov.br ou para o endereço: Coordenação da Agenda 21 - Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 9º Andar, Sala 916, CEP 70068-900, Brasília - DF. Informações: (61) 3317-1982/3317-1372.

Nenhum comentário: