Na manhã desta quinta-feira (03 de setembro), os palestrantes da segunda edição da Eco Business Show 2009 – feira de sustentabilidade e econegócios, em São Paulo, focaram as discussões da indústria no conceito triple bottom line, ou seja, o tripé da sustentabilidade: aspectos econômicos, ambientais e sociais. O conceito ficou também conhecido como os 3 Ps (People, Planet and Proift, ou, em português, PPL - Pessoas, Planeta e Lucro).
A Braskem, líder em resinas termoplásticas na América Latina, apresentou seu case dentro da cadeia produtiva verde – Green Supply Chain, levando em conta os aspectos econômicos, ambientais e sociais da empresa. Luiz Antonio Nitschihe, líder comercial do projeto Plástico Verde da Braskem, apresentou uma alternativa para produzir um plástico que não fosse agressivo ao meio ambiente: produzido por meio do etanol da cana de açúcar, gerando o polietileno ‘verde’ (matéria prima de fonte renovável).
O impacto ambiental do plástico sustentável é positivo, pois reduz o impacto dos gases de efeito estufa e o aquecimento global. E a grande vantagem é que o Brasil tem 22% de toda a área cultivável no mundo de cana-de açúcar. “Quanto mais ações são pensadas e executadas a favor da sustentabilidade, maior é o impacto positivo na imagem da companhia”, diz Nitschihe. A Braskem tem em seus programas de sustentabilidade a redução de emissões, do consumo de água e energia, faz a reciclagem e usa o polietileno ‘verde’.
Já a Tetrapak, distribuidora de alimentos e bebidas trouxe idéias de como as corporações podem influenciar seus fornecedores e clientes a trabalharem com a sustentabilidade. “As questões ambientais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia do consumidor”, diz Fernando Von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetrapak. O executivo disse em sua palestra que o cidadão está cada vez mais consciente com o meio ambiente e que o poder público está correspondendo às expectativas das demandas da sustentabilidade “O governo oferece cada vez mais alternativas para as práticas sustentáveis, como por exemplo, há mais de mil cooperativas no Brasil fazendo a coleta de lixo.”
José Artemio Totti, diretor da área florestal da Klabin – maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil, disse que faz parte da política da empresa evitar e prevenir a poluição por meio da redução dos impactos ambientais e incentivar o consumo consciente. “Produzir cada vez mais com menos”. Segundo Totti, cada vez se recicla mais papel no Brasil, o que não é um resultado tão positivo em sua visão. “Temos que ter uma coleta seletiva no país”.
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