Portaria interministerial publicada nesta sexta-feira (16/10), no Diário Oficial da União, nomeou o pesquisador Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para a presidência do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC).
O mesmo ato nomeia para a presidência do Comitê Científico do Painel Suzana Kahn Ribeiro, secretária de Mudanças do Clima do Ministério do Meio Ambiente e professora Adjunta do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia-COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O painel foi instituído em setembro por portaria conjunta dos ministérios do Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia. Esse fórum, criado nos moldes do Painel Intergovernamental da ONU sobre clima, vai reunir 300 renomados cientistas e pesquisadores brasileiros de várias instituições como Inpe, Embrapa, Coppe-UFRJ, centros universitários, entre outras, para atualizar os dados referentes a mudanças climáticas do país. Os mais recentes datam de 1994. O apoio financeiro ao grupo será do Pnuma.
Pelo painel, o país deverá atualizar e completar as informações referentes aos efeitos climáticos e colocar esse conhecimento, organizado em forma de relatórios, à disposição da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, dos governos e de todas as instituições e pessoas interessadas no assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário