quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Distrito Federal debate desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental

De 29 a 31 de outubro, acontece a etapa distrital da I Conferência Nacional de Saúde Ambiental. Especialistas das duas áreas se reúnem, na Associação Médica de Brasília, para discutir desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental, construção de políticas públicas que busque cidades sustentáveis.

A degradação ambiental, a poluição do ar nas cidades, o uso indevido do solo e a ausência de saneamento básico também serão colocados em debates. A idéia é definir ações que reduzam os riscos para a saúde decorrentes de danos ao meio ambiente.

O coordenador da Conferência Nacional de Meio Ambiente, Geraldo Abreu, vai debater "a Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: Construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis" - tema da conferência - junto com representantes dos ministérios das cidades e da saúde. Também participará o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

A I Conferência Nacional de Saúde Ambiental é realizada em parceria pelos ministérios do Meio Ambiente, das Cidades e da Saúde. A iniciativa é resultado de deliberações de conferências nacionais das três áreas. Os resultados dos debates das etapas estaduais e distrital serão levados para o evento nacional, de 9 a 12 de dezembro, em Brasília, e subsidiarão na construção da Política Nacional de Saúde Ambiental.

Saneamento - Na última terça-feira (27), durante a abertura da conferência de São Paulo, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Vicente Andreu, informou que o número de pessoas com acesso ao saneamento básico aumentou de 2,5 milhões, em 2007, para 6 milhões habitantes, em 2008. Ele ainda ressaltou a importância do tratamento da água e do esgoto para o meio ambiente e para a saúde.

Andreu ainda destacou o papel das conferências como espaço para reformulação de políticas públicas. O objetivo da conferência é discutir ações que garantam a qualidade de vida aliada à conservação ambiental.

Nenhum comentário: