quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MMA divulga produtos da floresta em conferência

As ações do Ministério do Meio Ambiente relacionadas às cadeias da sociobiodiversidade estão em discussão na 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs), evento realizado de 27 a 29, no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília, 902 Sul. O espaço é uma oportunidade de interlocução com outros setores, potencialmente clientes e/ou fornecedores das cadeias extrativistas, além de instituições de crédito e fomento.

Em mesa-redonda, coordenada pelo Departamento de Extrativismo da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, a diretora do Departamento, Cláudia Calório, apresentou o Plano Nacional das Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade, lançado pelo presidente Lula em abril, e que vem incentivando a produção, industrialização, comercialização e consumo da produção extrativistas, da agricultura familiar, das comunidades tradicionais e dos povos indígenas. A castanha-do-brasil e o babaçu foram escolhidos como primeiros produtos beneficiados pelo Plano pela sua relevância socioeconômica e ambiental na região amazônica. Juntas as duas cadeias beneficiam mais de 500 mil famílias de extrativistas e quebradeiras de coco e geram, anualmente, em torno de R$ 160 milhões.

Participaram dos debates representantes do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco de Babaçu, Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Agência de Cooperação Alemã (GTZ), Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais do Amazonas e da Fundação Araripe, Oscip que apóia projetos de beneficiamento de pequi e de babaçu.

O MMA participa ainda do 1º Encontro de Oportunidades, evento paralelo à Conferência, em que representantes de arranjos produtivos poderão dialogar com instituições do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), em busca de orientações e integração. As demandas para o MMA, previamente encaminhadas pelos Núcleos Estaduais, dizem respeito a temas diversos como destinação correta de resíduos da construção civil e tanques de combustíveis; recuperação de áreas degradadas; turismo; aproveitamento de aparas têxteis e certificação de produtos madeireiros. Técnicos de todas as secretaria do ministério participam prestam atendimento ao público participante.

A conferência é realizada no âmbito das ações do GTP APL, instituído por Portaria Interministerial e composto por 23 instituições, dentre as quais o MMA, que tem como objetivo adotar uma metodologia de apoio integrado a Arranjos Produtivos Locais, com base na articulação de ações governamentais.

Nenhum comentário: