quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Reunião ministerial em Barcelona, na Espanha, debate Conferência do Clima

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa nesta semana, de 29 a 31 de outubro, em Barcelona (Espanha), de reunião preparatória para a Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-15), a ser realizada em dezembro, em Copenhague (Dinamarca). O Encontro Ministerial de Barcelona, a ser promovido no Hotel Rey Juan Carlos, reunirá os ministros de Meio Ambiente dos principais países participantes da COP-15 e a presidência da convenção para debater questões sobre as quais ainda há divergências e que possam comprometer as discussões que ocorrerão na Dinamarca, especialmente em relação a ações de mitigação e fontes de financiamento de ações contra o aquecimento global.

Na reunião, convocada pela presidente da Convenção de Copenhague, a ministra do Clima e Energia da Dinamarca, Connie Hedegaard, os ministros serão convidados a orientar a presidência da COP-15 e negociadores internacionais sobre possíveis modos de avançar nesses dois temas. Em relação à mitigação, o objetivo é chegar a um entendimento comum sobre o aprimoramento de ações. Já as discussões sobre financiamento incluirão questões relativas a fundos e governança.

O desafio do encontro, em relação à mitigação, será encontrar uma base de consenso entre dois pontos de vista opostos. Um enfatiza a distinção entre contribuições de países desenvolvidos e em desenvolvimento. O outro se concentra em um quadro comum de mitigação. Os ministros deverão fornecer orientações sobre quais seriam os elementos comuns e quais os que devem ser diferenciados para os compromissos/ações de mitigação.

Em relação a financiamentos, os participantes da reunião de Barcelona deverão determinar até que ponto a provisão de recursos se dará por instituições novas ou reformadas. Os ministros deverão identificar bases de consenso entre as propostas sobre governança já apresentadas, entre elas a do G-77 e da China; de uma nova estrutura de captação de recursos e de entrega; a do Fundo Verde mexicano; e a proposta americana de um Fundo Climático no âmbito da Convenção.

Nenhum comentário: