sábado, 24 de outubro de 2009

Fábio Feldmann participará de seminário de Ecologia da UGT

O ambientalista Fábio Feldmann, ex-deputado federal, ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e membro oficial da delegação brasileira das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, será um dos palestrantes do seminário Ecologia e Desenvolvimento, organizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT). O seminário será realizado no dia 23 de outubro, a partir das 9h, no Braston Hotel (rua Martins Fontes, 306, centro de São Paulo).

O seminário tem o objetivo de desvendar para os representantes da classe trabalhadora o que vem a ser a COP 15, Conferência Climática de Copenhagen que acontecerá entre os dias 7 e 8 de dezembro deste ano, na capital da Dinamarca.

“Temos de explicar o que vem a ser esta conferência, situando a sua importância, ao mesmo tempo que abordaremos como os trabalhadores poderão ser inseridos nessas discussões, e qual o cenário que se desenha para o período pós-conferência, resultado dos acordos e convenções que nela serão estabelecidos”, diz Feldmann.

O seminário deverá ter um caráter didático quanto às principais questões climáticas e ambientais. “Trata-se da economia verde, portanto, não deve ficar restrito a setores do meio ambiente e sim fazer parte do planejamento estratégico do país”, ressaltou.

O seminário será dividido em três fases, sendo que na primeira deverão ser abordadas as principais questões climáticas, incluindo o aquecimento global; na segunda fase haverá espaço para apresentação das posições dos segmentos da sociedade civil, do Congresso e do setor empresarial, e na terceira Fábio Feldmann explanará a Conferência de Copenhagem.

COP 15 - A Conferência de Copenhagen (COP-15) - 15.ª Conferência das Partes (nos dias 7 a 18 de dezembro em Copenhagen, capital da Dinamarca), é considerada o mais importante dos acordos multilaterais ambientais na história recente, pois tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012.

Uma atmosfera de expectativa envolve a COP-15, não só por sua importância, mas pelo contexto da discussão mundial sobre as mudanças climáticas. Aparecem aí questões como o impasse entre países desenvolvidos e em desenvolvimento para se estabelecer metas de redução de emissões e as bases para um esforço global de mitigação e adaptação, entre outras.

Nenhum comentário: