sexta-feira, 2 de outubro de 2009

São Tomé e Príncipe lança espaço ambiental em outubro

O lançamento da primeira Sala Verde de países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP) está previsto para o dia 16 de outubro. São Tomé e Príncipe será o país da comunidade a aderir à iniciativa do MMA. O espaço funcionará dentro da biblioteca nacional e já conta com 200 publicações ambientais  25 de cada um dos oito países da CPLP.

Na nova Sala Verde, os representantes do Departamento de Educação Ambiental do MMA realizará oficina para a elaboração do Programa de Educação Ambiental na CPLP. Dos oito países que têm a língua portuguesa como oficial, apenas Brasil, Portugal e Angola contam com um plano de educação ambiental.

Dentre os assuntos em debate estão a legislação ambiental, que é o instrumento para que as ações sejam cumpridas, a mobilização social, e mudanças climáticas. Os países da CPLP são vulneráveis ao aumento do nível do mar, um dos efeitos do aquecimento global, apontado por cientistas.

A cooperação entre os países de língua portuguesa para o fortalecimento da Educação Ambiental foi assinada em maio de 2006 pelos ministros de Meio Ambiente dos oito países membros, em que Angola e Brasil assumiram o papel de coordenadores do tema prioritário Educação Ambiental. Os objetivos do projeto é criar duas Salas Verdes em cada um dos países e a criar o Programa de Educação Ambiental na CPLP.

A idéia é que cada país doe 25 publicações para cada um dos 16 espaços criados e que todas as salas verdes sejam conectadas em rede, dando continuidade para a troca de informações.

Um comentário:

Fernando Deão disse...

Libertador liberando os céus de São Tomé e Príncipe duas ilhas uma pátria um sentimento, solicito que consulte www.projectodosdeuses.spaces.live.com