sábado, 11 de abril de 2009

Dantas e Tranchesi na mira do Ibama

O que há em comum entre o banqueiro Daniel Dantas e a empresária Eliana Tranchesi, a dona da boutique de luxo Daslu? A primeira resposta poderia ser os processos judiciais por sonegação fiscal e formação de quadrilha. Mas, além dessa infeliz coincidência, Dantas e Tranchesi também são considerados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como criminosos ambientais. As multas aplicadas contra a dupla podem chegar a R$ 12,1 milhões.

A empresária foi autuada por comércio ilegal de produtos com couro de animais exóticos e peles. Segundo o Ibama, a prática ocorre desde 2006. Além de pagar a multa, a Daslu vai ter que se cadastrar para poder importar esse tipo de material para o Brasil.

No caso de Dantas, as acusações são mais graves. Ele foi considerado pelo Ibama como o maior criminoso ambiental do Pará. Segundo o órgão, as atuações foram feitas contra a empresa Agropecuária Santa Bárbara, de propriedade do banqueiro e que abrange seis municípios e engloba 15 fazendas. Os crimes seriam referentes ao desmatamento ilegal na Amazônia e à quebra de embargos aplicados pelo Ibama contra a empresa. As multas contra o banqueiro foram divulgadas no jornal O Liberal.

A Agropecuária Santa Bárbara é a maior produtora de gado da Amazônia, com um rebanho que pode chegar ao inacreditável número de 500 mil cabeças de gado. Alguns especulam que a empresa possa ter até um milhão de cabeças, o que seria o maior rebanho bovino particular do mundo. O IBGE estima que 78% do que foi derrubado na Floresta Amazônica virou pastagem. Qual será a contribuição de Daniel Dantas nesse volume?

No ano passado, a Revista Época fez o primeiro mapa com a conexão entre os grandes frigoríficos e a pecuária em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia.

Nenhum comentário: