quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Brasil decidirá sobre proposta de emissões no dia 14 - II

Com as ações de mitigação previstas na agricultura o que se pretende é o aumento da produtividade com o uso de uma área menor. No plantio direto, por exemplo, que significa plantar na palha e revolver menos o solo, a meta é passar dos atuais 28 milhões de hectares para 40 milhões de hectares até o ano de 2020, com um ganho de 224 milhões de CO2 a menos na atmosfera. Com relação às áreas degradadas, a proposta é que num prazo de 10 anos haja uma economia de 81 milhões de toneladas de CO2, caso se recupere 10% destas áreas.

A ministra Dilma Rousseff, que será a chefe da delegação brasileira em Copenhague, afirmou que a proposta que será anunciada em alguns dias não necessariamente trará os números de redução de emissões em cada setor. "Serão linhas gerais. Não vamos apresentar os números, vamos apresentar as medidas. Até porque estamos fazendo de forma voluntária, porque achamos que é importante que o Brasil preserve suas características de país sustentável."

As propostas que vêm sendo levadas em consideração pelo Governo Brasileiro estão previstas em cenários de crescimento econômico de 4%, 5% e 6% ao ano.

Durante a coletiva, o ministro Carlos Minc disse que há uma crise planetária a ser resolvida e que a crise está exigindo que todos os países dêem o máximo para resolvê-la. Segundo ele, os grandes estão com metas tímidas, principalmente com relação ao financiamento de projetos nos países em desenvolvimento. "Uma das melhores formas de pressioná-lo é dando o exemplo com nossas propostas, como o menor desmatamento nos últimos 20 anos, o uso do biocombustível e do etanol, e do aço verde", afirmou.

Nenhum comentário: