terça-feira, 7 de abril de 2009

Audiência discute instalação de usina a carvão mineral em Barcarena

A oitava audiência pública realizada para discutir sobre as condições da instalação de uma usina termelétrica (UTE) à base de carvão mineral para atender à produção de produtos de alumínio no Distrito Industrial do município de Barcarena, realizada pela comissão permanente de Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia da AL, começou no meio da tarde e se encerrou no início da noite de ontem, no auditório 'João Batista'’.

As principais discussões foram com relação às desinformações sobre o projeto, principalmente por informações técnicas consideradas desencontradas pelos participantes da audiência.

A recomendação do promotor Raimundo Moraes é que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) suspenda a licença de operação prévia, concedida no final de 2008, para a instalação da usina termelétrica em Barcarena, e que se refaçam os estudos com relação ao tratamento para o grande volume de cinzas e gesso que serão gerados, com cerca de até 15 toneladas por hora com a queima de carvão mineral; sobre os efeitos da emissão de gases na atmosfera e também sobre o pagamento de compensações, pelos impactos ambientais que a usina irá causar.

O levantamento feito pelo MPE demonstrou que em apenas um dia a usina vai gerar cerca de 311,35 toneladas de cinzas e em torno de 20 milhões em 10 anos. Mas até agora não foram apresentados destinação adequada para esses e outros resíduos poluentes, como CO2 e mercúrio, que também serão gerados pela usina, como está indicado em relatório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Integrantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente, que votaram pela licença prévia concedida à usina, ontem também se declararam contra a implantação pelos estudos apresentados até agora.

O gerente-geral da Vale, Eugênio Victorasso, afirmou que a opção pela termelétrica foi motivada pelo retorno em curto prazo. 'Hoje, as termelétricas são a única opção viável, em volume, custo e, principalmente, em prazo compatível, para evitar que o Brasil corra o risco de racionamento de energia a partir de 2010', disse ele. A usina visa o abastecimento de energia a grandes indústrias da cadeia de alumínio na região. As audiências públicas para tratar sobre a construção da Usina Termelétrica em Barcarena têm gerado muita polêmica.

LEIA MAIS:

Tudo dominado? nem tudo...

Instalação de Termoelétrica[1]

Instalação de Termoelétrica[2]

Nenhum comentário: